Viagem Missionária para São Paulo

Por Priscila Fogaça

            Durante os dias 29 de Junho e 13 de Julho o Projeto Timóteo partiu rumo as suas viagens missionárias do meio do ano. Saímos em uma Segunda-feira pelas 10 horas da manhã de avião de Caxias do Sul rumo à São Paulo na Missão CENA, localizada no centro da “Cracolândia”. Foi uma semana de muitas experiências diferentes, que com certeza me marcaram bastante. Estar em uma cidade grande, com muitos habitantes e conhecer uma realidade bem diferente da minha, me impactou em diversos sentidos. Tinha uma ideia do trabalho da CENA e o que faríamos lá, mas vivendo aquilo, conhecendo mais de perto, Deus me mostrou muitas coisas e trabalhou muito na minha vida naqueles dias.

            Tivemos a oportunidade de conviver por quatro noites com os moradores de rua que dormiam no albergue de inverno na casa amarela. Construindo relacionamento com alguns deles, acho que o que mais aprendi é que não estava lá apenas para ser usada por Deus, falar da Sua Palavra, mas principalmente para praticá-la, ser também cada vez mais transformada por Ele. Também acompanhamos o trabalho que os missionários desenvolvem com os travestis, garotas de programa e usuários de crack, na Cracolândia. A realidade dessas pessoas é realmente muito triste, afastadas de Deus, sentem-se sem valor e vivem de forma desumana. Percebi o quanto me preocupo com futilidades, o quanto sou insensível às necessidades dos outros e como o pecado destrói vidas, levando-as a situações extremas.

              Mas no meio de tudo isso, Deus me mostrou que realmente Ele transforma trevas em luz, que o amor dEle se estende a todos, mesmo sem ninguém merecer, nas realidades mais distintas, tanto que Ele levantou pessoas para refletir a luz de Cristo num lugar “escuro”, através da missão CENA. Eles fazem isso através da doação de alimentos e de roupas, oferecendo local para abrigo e banho, e principalmente por desenvolver relacionamentos, se interessando pela vida das pessoas. Também visitamos a Casa Família, aonde os ex-dependentes químicos, que antes estavam em tratamento, estão sendo reintegrados na sociedade. Vimos que através da CENA, pessoas estavam sendo transformadas por Cristo.

               Por fim, ter saído do meu conforto, conhecendo outra realidade me desafiou e desafia a viver cada dia mais para Deus, demonstrando quem Ele é, nos meus relacionamentos mais próximos, mas também em qualquer outro lugar, para qualquer pessoa, pois todos precisam de Cristo para viver de verdade!

No próximo post contaremos sobre a Bolívia! Aguardem...

1/4

Algumas fotos: